GEOGRAFIA
ASPECTOS NATURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
O Estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil, esse é o principal componente da federação por abrigar os principais centros financeiros, industriais e difusão de informações e pesquisas.
Em sua área territorial de 248.196,960 km2 existem diversos tipos de componentes naturais responsáveis por compor a paisagem, nesses os de maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
HOJE FALAREMOS SOBRE DOIS COMPONENTES NATURAIS (RELEVO E HIDROGRAFIA).
Relevo
O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões. A primeira se apresenta em uma estreita faixa litorânea, na qual se encontram a Serra do Mar, Paranapiacaba e Itatins e os morros e do Vale Ribeira.
O segundo se apresenta desde a parte sul do Estado de São Paulo até a região nordeste, nas proximidades do território de Minas Gerais.
A terceira abrange desde o planalto atlântico ao oeste do Estado, onde estão localizados o vale do Médio Tiête, Paranapanema e Mogi-Guaçu. A superfície do território apresenta altitudes que podem variar de 300 a 900 metros em 85% da área estadual. O ponto mais elevado do Estado é a Pedra da Mina, localizada na Serra da Mantiqueira com 2.770 metros de altitude.
Hidrografia
A Bacia Hidrográfica do Paraná abrange o Estado de São Paulo. Os rios de São Paulo são extremamente importantes para o transporte hidroviário e também na geração de energia elétrica.
No transporte hidroviário existe a hidrovia Tiête-Paraná que possui 2.400 quilômetros de extensão, no qual 800 km estão situados no Estado de São Paulo.
Principais rios do Estado: Tiête, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul, Piracicaba, Pardo, Mogi-Guaçu, Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu.
HORA DO JOGO
👉acesse o link: https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/08/jogo-da-memoria-estados-e-capitais/
A QUASE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ
CURIOSIDADE
CONHEÇA AS DIREÇÕES CARDEAIS E OS INSTRUMENTOS DE LOCALIZAÇÃO
HORA DO JOGO
TRAGA TODOS OS ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL PARA QUE O MAPA DO BRASIL FIQUE COMPLETINHO! APRENDA SOBRE AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO!
Os locais que estão sob o clima tropical sofrem influência de massas de ar quentes – tropicais e equatoriais – durante todo o ano. Ao contrário de outros tipos de clima, as estações do ano resumem-se a duas: uma mais chuvosa e quente no verão e outra mais seca no inverno. Embora habitualmente se utilize a denominação “verão” e “inverno”, essas estações são ampliadas e abarcam os meses de primavera e outono.
Uma característica marcante do clima tropical é a existência de duas estações do ano, uma seca e outra chuvosa
Em geral, os índices pluviométricos (média da quantidade de chuvas) variam entre 2000 mm e 3000 mm anuais. No entanto, a distribuição das chuvas no decorrer do ano não é uniforme.
As temperaturas mantêm-se elevadas quase o ano todo, com médias térmicas em torno de 26 °C e baixa amplitude térmica anual. A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano. Observe o climograma de Goiânia:
O clima tropical possui duas “estações” do ano: um período chuvoso e outro de estiagem *
Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima tropical é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta tropical está presente em regiões com rica biodiversidade.
Outra característica das regiões de clima tropical é uma vasta rede hidrográfica, com rios caudalosos e perenes que são reabastecidos constantemente pelas chuvas.
O GOVERNO DOS ESTADOS
Comentários
Postar um comentário